Translate

segunda-feira, 24 de junho de 2013

A falácia da Dilma sobre a reforma política

"Quero nesse momento propor o debate sobre a convocação de um plebiscito popular que autorize o funcionamento de um processo constituinte específico para fazer a reforma política que o país tanto necessita" ( Dilma Roussef)

Conta outra Dilma!


Mais uma vez a Mamãe Metralha subestima a inteligência dos brasileiros ( acho até que ela tem razão)
Esse discurso de reforma política " ampla e profunda" na prática é uma falácia impossível de se colocar em prática. Uma reforma política dessa magnitude, leva tempo demais para ser elaborada, discutida, reformulada até que o projeto de emenda Constituinte tome forma e possa ser encaminhado para um plebiscito popular. Não se iludam. Desde que a Constituição foi promulgada em 1988, já era previsto uma reforma política que se adequasse a nova Carta Magna do Brasil. Isso nunca foi feito ( e dificilmente será) porque uma reforma política " ampla e profunda" e entre os tópicos principais estão.
Imunidade parlamentar: 
A imunidade parlamentar é coisa dos tempos da ditadura. Hoje em dia não existe tal necessidade e sem ela um deputado picareta, poderia ser preso até pela PM.
Partido Políticos:
Não haveria mais essa bagunça de candidatos ficarem trocando de partido toda hora e partidos coligarem-se em um lugar e rivalizarem-se em outro como ocorre hoje. Haveria financiamento público de campanha o que acabaria com a dinheirama doada pelas empreiteiras e os partidos teriam o mesmo tempo e recursos iguais para propaganda em rádio e TV. Na prática isso significa que, se um partido recebesse R$ 100 milhões via caixa 2 para a campanha, não iria adiantar em nada pois não teria como gastar todo esse dinheiro

Outro fator que é mais do que prova do blefe da Dilma é a própria existência da PEC 37. Como é que a Presidente Dilma diz que vai fazer uma " ampla reforma" política se no Congresso está prestes a ser votado um projeto ( enviado pelo PT) que dá mais imunidade ainda aos políticos?


Para finalizar, o discurso da Dilma é mais uma de suas falácias. O projeto de reforma mais " novo" se arrasta no Congresso a mais de 15 anos e ninguém por lá tem interesse algum nisso.

Nenhum comentário: