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terça-feira, 29 de abril de 2008

Recuperar forros de porta do VW Santana





O VW Santana, todos eles fabricados entre 1984 a 1999, principalmente os mais antigos, tem um grave problema de descolamento do acabamento dos forros laterais das portas. Em alguns casos com o tempo o papelão do forro também se desgasta, estraga, mas na maioria das vezes o forro de porta pode muito bem ser recuperado, e dentro dos padrões originais do veículo como este forro que eu mesmo recuperei, foram mantidas os 2 frisos de aluminio superior e inferior, o puxador de porta e usei 2 materiais, tecido aveludado e na parte de cima couro ecológico, esse forro apresentava esgarçamento no buraco aonde encaixa-se o puxador de porta e os buracos aonde se parafusa as laterais também, para reparar isso eu fiz uma recuperação na parte detrás dos forros com fibra de vidro.


Material necessário para recuperação total dos 4 forros de porta


1 metro de couro ecológico ( não use courvin ou corino que não dá certo) R$ 21,00 no forro da imagem eu usei o couro ecológico na parte superior, assim pode molhar quando chove que ele é mais resistente do que o veludo)


2 metros de tecido aveludado navalhado ( usei o o mesmo do Diplomata) R$ 62,00


1 lata de cola adesiva ( cola de sapateiro) R$ 18,00


1 lata de removedor R$ 5,00


1 lata de adesivo de adesivo especial para fibra de vidro + 2 catalisadores R$ 25,00


1 pacote de manta de fibra de vidro R$ 21,00


Primeira parte: Desmontando o forro.


1 alicate bico fino


1 navalha ou uma faca bem afiada


1 tesoura


1 pincel


1 luva de latex


1 máscara de pintura


Retire o forro de porta, e coloque-o sobre uma bancada, a primeira coisa que você deve fazer é retirar os frisos de aluminio do forro e a pestana superior e guarda-los com muito cuidado, para retirar os frisos de aluminio, você deve ir soltando eles por trás com o alicate de bico fino. Em seguida solte o porta trecos do forro de porta retire-os e guarde também.


Recuperando irregularidades no forro com fibra de vidro ( se necessário)


passe um pano com removedor em toda a parte de trás do forro de porta, aonde estiver rachado, furado ou faltando pedaço no forro você vai recortar a fibra de vidro e colocar por cima, para preparar o adesivo para fibra de vidro, use as luvas e a mascara, em um recepiente a parte pingue entre 11 e 20 gotas ( para 200ml de cola) e com o pincel passe sobre a manta de fibra até ela se desmanchar nas bordas, após 40 minutos, se necessário aplique mais uma camada, deixe esperar 3 horas ( o melhor é de um dia para outro) e lixe deixando lisinho, se vc aplicou fibra para tampas furos esgarçados, você terá de fazer novos furos com o auxilio de uma furadeira com broca fina, o mesmo vale caso vc tenha tampado o furo aonde vai o pino de encaixe do puxador de porta




Segunda parte: Retirando o tecido velho e preparando o forro


Retire o forro velho, basta puxar que ele sai, no forro da imagem, eu só retirei até o arremate do friso inferior, fiz isso porque se fizesse o forro aveludado até embaixo, acumularia sujeira já, assim sendo do friso para baixo mantive o original, que no meu caso era plastico imitando couro. Uma vez retirado o forro, passe removedor ( esse que eu coloquei na lista é de uso doméstico) no forro, retirando todas a sujeira que porventura ainda tenha no mesmo.


Terceira parte. aplicando o couro ecológico


Primeiro nós vamos colar o couro ecologico na parte superior do forro, corte a quantidade necessária do material com dois dedos de folga ( para dobra-lo depois nas laterais e na parte de cima) passe a cola e espere 1 minuto ( se a cola de sapateiro for de boa qualidade, senão 3 ou 4 minutos) aí vc aplica o couro ecológico do meio para as bordas, com um pano umido vá esfregando a couro por toda a parte, dobre ele nas bordas, passe um pouco de cola na parte detrás do forro e dobre o couro por cima, esfregue o pano ali por alguns minutos e pegue alguns prendedores de roupa e prenda-os por toda extensão do forro bem como na parte lateral.


Passadas 2 horas após ter feito isso, notas-se que há rebarbas de quase 2 dedos além da " linha" do friso superior, com o estilete você irá cortar com calma e sem pressa essa rebarba, de modo que a borda do couro fique bem rente e que se esconda depois ao ser recolocado o friso.

Quarta parte. Aplicando o veludo

Após ter aplicado o couro sintético, aplicaremos então o tecido de veludo.

Corte o tecido de modo que sobre 3 dedos nas laterais e 4 dedos nas bordas superios e inferior. passe cola no " buraco" do forro de porta primeiro ( a parte que tem o maçaneta interna e o encosto do braço) é por ali que o forro deve começar a ser colado, cuidado pra não passar cola demais e nem deixar cair cola no veludo, depois de passada a cola, espere 1 minuto e aplique o forro, vá esticando ele do centro as borda ( as bordas que me refiro, são as bordas do descansa braço e não do forro todo) com calma e paciência, espere uns 15 minutos e passe cola no restante do forro e vá alisando e esticando, principalmente na saliencia que começa aonde coloca-se o braço e termina quase encostando no friso inferior, passe cola na parte detrás do forro e dobre ele por cima, e, como prenda com prendedor de roupa e deixe secar por 2 horas.

Quinta parte, acabamento

Essa é a parte mais importante de todo o proceso, após colados o couro e o veludo, você nota que tem pelo menos 1 dedo de sobra de tecido, tanto na parte superior quanto na inferior, dessa vez, nós não iremos cortar rente como fizemos com o couro, nós iremos cortar o tecido com uma navalha de modo que ele fique quase encostando no couro ( parte de cima) e no forro antigo que não foi cortado ( parte debaixo) se necessário for, coloque um material grosso qualquer por baixo das rebardas e corte com a navalha de modo que a lãmina não atinja o forro, corte com paciência e calma o corte da rebarba deve ser perfeito, na parte de cima aonde termina o couro e tem aquela curvatura do molde do painel de instrumentos, vc dobra a rebarba do forro, aplica cola e a prende com prendedor de roupa, lá na parte inferior, no fim do friso, após a lâmina chegar ao final do molde do friso, deixe uma rebarba de 1cm, dobre ela, estique e passe cola por trás do forro e prenda com prendedor de roupa, espere meia hora, agora vamos recolocar os frisos de aluminio.

Os frisos de aluminio são muito delicados, a primeira coisa que você deve fazer é esticar as " tachinas" deles e vagarosamente encaixe elas no furo original que está fechado pelo tecido de veludo, se necessário for, antes de colocar, fure o local com um prego ou algo pontiagudo apenas para desobstruir para a tachinha do friso se encaixar. faça isso e recoloque o friso e por trás dele, dobre as tachinhas do jeito que estava antes. repita o procedimento no friso inferior.

Passe cola na parte de trás do forro, mas precisamente na borda do corte aonde vai a maçaneta interna, com uma navalha, faça um corte em H no veludo e dobre eles para trás de modo que fique a rebarba colada por trás do forro. com um objeto perfurante, faça o furo do controle remoto do retrovisor, manivela de vidro( se houver) faça um furo também no buraco aonde se encaixa o parafuso de fixação do puxador de porta.

Recoloque novamente a pestana do forro de porta ( No meu a pestana é do Santana 98,) a do mais antigo deve-se ter cuidado para não amassar o acabamento do aluminio, faça o furo do pino da porta e encaixe o forro na porta e conclua a montagem. Repita o procedimento nos outros forros de porta

Custo total aproximado: Sem mão de obra R$ 152,00

Tempo aproximado na execução do serviço: 4,5 horas cada forro






4 comentários:

sergio disse...

bacana suas dica tenho um santana e tava mesmo precisando dela s obrigaso

Anônimo disse...

Vc tem o puxador e o porta objeto do santana 2003

Quadros baixo disse...

Onde encontro os frisos do forro de porta ?

Quadros baixo disse...

Onde encontro os frisos do forro de porta ?